O Cuidar não é Profissão - Outros Elementos - Parte 2


Como continuação dos pilares essenciais na arte do cuidar, reflito aqui sobre os outros 6 elementos distintos que precisam estar presentes na vida do profissional da área da saúde, para que o mesmo(a) se destaque como um profissional aprimorado, tanto no campo físico, como mental e espiritual.

Eis o próximo elemento:

7) Tempo: Basta refletirmos sobre alguns pontos em relação ao elemento TEMPO: É importante que o tratamento tenha uma hora certa de início e fim? Como utilizar o tempo disponível com o paciente no consultório da forma mais eficaz possível, com o máximo de benefícios?

O cuidador, seja este quem for, precisa avaliar bem a questão do elemento tempo, pois este pode ou não estar funcionando a seu favor. Na prática, observamos que tudo que é corrido tem a tendência a sair mal feito. E tudo que é lento demais satura o indivíduo, pode ter o efeito contrário ao desejado. É preciso estar sincronizado energeticamente com o paciente, observar a sua linguagem corporal, perceber os sinais que são minuciosos. O tempo torna-se também um aliado importante para o cuidador aprimorar as habilidades, o conhecimento, e precisa estar sendo bem investido.

Caminhar rumo ao tempo bem utilizado, em pró da saúde, da liberdade verdadeira (espiritual) é andar no caminho contra-cultura secular, é remar contra a maré, onde o ser busca o que é imediato, o agora, viver o momento, sem levar em consideração outros elementos importantes na vida, que fazem parte do SER, e assim não viver do PARECER SER.

Este é o sétimo elemento...em breve escreveremos o oitavo. Deixo com vocês uma passagem das escrituras sagradas bem interessante sobre o tempo:

O Sábio utiliza o tempo a seu favor, à sua essência, à sua comunhão com o Eterno.

Eclesiastes 3. 1-8

Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus: tempo para nascer, e tempo para morrer;

tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado; tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir; tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar; tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se. Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora; tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar; tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz.

Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square